lunes, 26 de septiembre de 2011

Humberto Pinho Da Silva-Porto, Portugal/Septiembre de 2011

REALISMO NÃO É SÓ EROTISMO






Escreveu Camilo que, para haver literatura não é necessário descrever tetas de mulher, referindo-se a certa escrita de realistas do seu tempo.
Sem cairmos em puritanismo exacerbado, muitas vezes hipócrita, temos que dar razão ao escritor, mestre da literatura portuguesa, já que a esta, a meu ver, cabe o dever de espertar sentimentos sadios e belos.
Em regra, o escritor, ao pintar cenas eróticas ou episódios escabrosos, pretende acordar sentimentos baixos, e a inata curiosidade do público, no propósito de obter editor, e aumentar vendas; olvidando que colabora na deformação do carácter, e degradações de mentes, tornando-se responsável pela perversão e decadência da sociedade.
Em carta datada a 28 de Abril de 1972, endereçada ao autor da secção “ Apontamentos”, que se publicava no matutino “ O Comércio do Porto”, declara Maria Henrique Osswald:
A obra literária tem de formar a inteligência e o sentimento, alimentar o cérebro e o coração; apurar o gosto estético e formar o carácter. (…) Há meses um conhecido editor recusou um romance meu; de envolta com muitos elogios, dizia que tudo era demasiado branco para o nosso tempo. Publicaria imediatamente, se consentisse acrescentar algumas páginas ao gosto do público de hoje.”
Eça, considerado, e com razão, estilista genial, também apimentou a prosa, esquecendo que imagens torpes, em estilo sublime, são mais perniciosas que escritos de aprendiz de escritor, falho de imaginação.
Todavia, Eça, evitava que a filha Maria, tomasse conhecimento do enredo das suas obras; só muitos anos, após sua morte, é já de avançada idade, é que cevou a natural curiosidade de as ler.
Cai bem aqui, a cena ocorrida entre a neta de Eça de Queiroz, a Senhora Dona Maria das Dores Eça de Queiroz de Mello e a sogra, a Senhora Marquesa do Ficalho.
Estando a neta do escritor enfadada, resolveu ir à biblioteca buscar livro para se distrair. Deparou com obras do avô, que não conhecia, e acomodando-se no sofá, iniciou a leitura. Surge inesperadamente a sogra, e verificando o que a nora estava a ler, arranca-lhe o livro das mãos, e de semblante carregado repreende-a acerbamento:
- Isso não é leitura própria para menina honesta!
Já que estou a falar de Eça, lembrei-me da missiva que Teodoro recebeu do General Camilloff, onde este solicita que lhe envie, na mala diplomata “ Mademoiselle de Maupin”, de Gautier - “O Mandarim”. Ora dias antes de falecer, Gautier, pedira a uma filha, que não lesse a obra, por ser indigna.
Tanto Gautier, como Eça, sabiam que escreviam para filhos de outros, e conheciam perfeitamente, os malefícios das obras literárias.
Livros escritos no propósito de lucro fácil, são como guiões de algumas novelas de TV, salpicadas de imagens sórdidas e maus exemplos, chocando e plasmando mentes, ao desejo de forças obscuras, e pensando exclusivamente, nas audiências.
Em muitos casos, os autores de obras nefastas arrependem-se, quando a morte começa a rondar. Surgem, então, desejos de retirar livros e filmes do mercado, mas são desejos extemporâneos. Foi o que aconteceu a Guerra Junqueiro, que à hora da Morte suplicou a presença do Padre Cruz, sacerdote canonizado pelo povo.
Nas “ Prosas Dispersas”, em nota a artigo, o poeta declara: (…) Eu tenho sido, devo declará-lo, muito injusto com a Igreja. “A Velhice do Padre Eterno” é um livro da mocidade. Não o escreveria já aos quarenta anos(…). Contem belas coisas, é um livro mau, e muitas vezes abominável.”
Como Junqueiro, muitos artistas arrependem-se das obras que criaram e dos escândalos que provocaram, para alcançarem lucros e fama imediata, à custa do desregramento moral e psíquico de muitos, e perversão de almas, esquecendo que se pode criar obras de elevado valor, sem explorar instintos baixos.
Deve-se dar a lume obras que não nos envergonhem na velhice, e nossos filhos e filhas possam lê-las. Se assim se fizer não haverá arrependimento, nem receios da equidade divina.

5 comentarios:

Anónimo dijo...

Very desсriρtive аrticle, I enjoyeԁ that а lot.
Will therе bе a part 2?

Also visіt my homеpаge - related webpage

Anónimo dijo...

You actuallу make it seem so easy ωith your
preѕentation but Ӏ find this
topic to be reallу sоmething which I think I ωoulԁ never understand.
It seemѕ tοo complісatеd аnd extremely broad foг me.

I am looking forwaгd fоr youг next
рost, I'll try to get the hang of it!

Feel free to visit my web site - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anónimo dijo...

ӏ κnow thiѕ if off topic but I'm looking into starting my own blog and was wondering what all is required to get set up? I'm assuming having a blog like уourѕ wοuld соst a pretty рenny?
I'm not very web savvy so I'm not 100% positive. Any suggestions or advice would be greatly appreciated. Many thanks

Feel free to visit my website http://Lms.Auaf.Edu.af/user/view.php?id=112566&course=1

Anónimo dijo...

Hey I knoω this is off topic but I was wondеring if you kneω οf any wіdgets I could add
to my blog thаt automaticаlly tweet my newest tωitter upԁatеs.
I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

my web-site: www.Sfgate.com

Anónimo dijo...

Thаt's awesome news Andy, pleased to hear you have managed to utilize e cigs instead of cancer sticks. I've
аbsolutelу no іlluѕiоns that e сigarettes arе a well being product howеver compаred to thе risks posed by cigarеttes and tobacco pгoԁuсts they havе to be a betteг
choice.

Fеel free to visit my ѕіte green smoke e cig